Sobre

Êste Portal -- tornado possível pelo apoio de Washington Cavalcanti, pelo trabalho incessante, primoroso e engajado de João Paulo Reys e Maria Borba -- é um lugar de entrada para o universo de Jorge Mautner, da mitologia do Kaos com K, que é simultâneamente e visceralmente a Amálgama do Brasil Universal de José Bonifácio e de Joaquim Nabuco com a Segunda Abolição, que é um eterno reinterpretar da Liberdade, porque cada geração tem que reconquistar a sua liberdade.

Literatura, poesia, filosofia, ciência, música, canções, militância, mistérios, sendas perdidas, Jesus de Nazaré e os Tambores do Candomblé 

Ou o mundo se Brasilifica ou se tornará nazista

Este Portal é dedicado a Nelson Jacobina Rocha Pires com quem trabalhei durante quarenta anos nas artes de transformação do mundo, na militância política, em discussões infinitas que continuam até agora, e continuarão, porque a sua presença é para sempre!!!!

Jorge Mautner

 

O Itaú Cultural desenvolve um trabalho constante de digitalização do acervo de criadores brasileiros ligados aos mais diversos campos – e relevantes para esta e para as próximas eras.

Jorge Mautner é certamente um deles. E a internet, espaço em que convivem múltiplas linguagens, é um ambiente ideal para acolher e tornar acessível a todos a vasta produção do artista – seja a musical, seja a literária, a pictórica ou a audiovisual.

Além desse esforço para digitalizar obras individuais, o instituto desenvolve a Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Disponível em itaucultural.org.br, a obra de referência virtual reúne informações – textos, imagens e vídeos – sobre artistas e movimentos das artes visuais, da literatura, do teatro, do cinema, da dança e da música.


Equipe:

Direção artística: Jorge Mautner

Concepção e direção: Maria Borba e João Paulo Reys

Coordenação: Maria Borba

Secretário Jorge Mautner: João Paulo Reys

Elaboração e coordenação de arquivo: Juliana Faria

Pesquisa: Natasha Felizi

Coordenação de audiovisual: Daniel Paes

Administração e assistente: Victor Viana

Assistentes de arquivo: Nathalia Lambert e Daniel Paes

Criação e desenvolvimento do website: Amapola Rios e Marcos Rogozinski | Pixfolio